Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trimezia plicatifolia Chukr EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Trimezia plicatifolia é uma espécie herbácea ocorrente nos estados de Minas Gerais e Goiás, em altitudes que variam de 1.100 a 1.200 m. Possui EOO de 530,15 km² e desenvolve-se em Campos Rupestres sobre solos arenosos. As ameaças registradas para a região da Serra do Cabral (MG), um dos locais de ocorrência da espécie, são os incêndios, atividades de mineração e garimpo, extração de produtos e subprodutos da flora, desmatamento para produção de carvão, invasão de espécies exóticas e turismo desordenado. O Parque Estadual da Serra Dourada (GO) é uma unidade de conservação recente, onde predominava atividades mineradoras, atualmente a área do Parque sofre com pressão da expansão agrícola (Lima, 2004); considera-se desta forma que espécie possua duas situações de ameaça. Devido a sua distribuição muito restrita, especificidade de habitat e ameaças ao seu ambiente de ocorrência, ??T. plicatifolia encontra-se Em Perigo (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pseudotrimezia plicatifolia (Chukr) Lovo & A.Gil;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Trimezia plicatifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Cad. Estud. Pesq., UNIP (São Paulo) 7: 6 2001.A espécie aproxima-se de Trimezia exillima Ravenna pois ambas possuem folhas plicadas, porém se diferencia por apresentar indivíduos menores e mais crassos e com escapo portando duas brácteas lanceoladas e imbricadas (Chukr; Giulietti, 2008).

Distribuição

A espécie ocorre em altitudes que variam de 1100 a 1200 m no estado de Minas Gerais (Chukr; Giulietti, 2008; Chukr, 2012) e apresenta registro para a serra Dourada, Goiás (Lovo, 220 SPF).

Ecologia

Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo, hermafrodita, com floração em outubro, ocorre em áreas de Campos Rupestres sobre solos arensos (Chukr; Giulietti, 2008).

Ameaças

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes As ameaças registradas para a região da Serra do Cabral, área de ocorrência da espécie, são os incêndios, atividades de mineração e garimpo, extração de produtos e subprodutos da flora, extração de madeira para produção de carvão, expansão da fronteira agrícola, abertura de áreas de pastagens, invasão de espécies exóticas e turismo desordenado (Azevedo et al. 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2

Referências

- CHUKR, N. Trimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 10 Jul 2012.

- AZEVEDO, A.A.; GOULART, M.F.; SILVA, J.A.; VILHENA, C.F. (ORG.). Mosaico de Unidades de Conservação do Espinhaço: Alto Jequitinhonha ? Serra do Cabral. Processo de criação e implantação., Diamantina, MG, p.55, 2009.

- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Trimezia Salisb. ex Herb. (Iridaceae) para o Brasil. Sitientibus Séries Ciência Biológica, v. 08, n. 01, p. 15-58, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Trimezia plicatifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trimezia plicatifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 13:32:12